Coxta é mais um carioca que deu certo no funk de SP

Música 4 semanas atrás

Todas as fotos por: Felipe Max // Portal KondZilla

Estudar e saber o que está fazendo é muito importante para a profissão que você escolher. No ramo da música, mais especificamente o funk, não é diferente. Ter um ‘algo a mais’ pode ser um triunfo para trilhar ao sucesso, e é nessa categoria que se encaixa o MC Coxta, autor do sucessos “Tugudum“, “Festinha do Bundão” e “Tum Tum“. Nascido no Rio de Janeiro e atualmente morando em São Paulo, o cantor faz as próprias produções e arranha em alguns instrumentos, algo que o diferencia de uma galera. O Portal KondZilla conta agora um pouco mais sobre isso.

Desde moleque, Lucas Costa, 23, é chegado na música. Curioso, batucava em tudo em que é lugar, sempre tentando aprender algo. Morando no Rio de Janeiro, não teve como ele não ter um contato com o funk, e foi então que ele viu uma oportunidade para realizar o sonho de trabalhar com música.

“Quando criança, eu não parava, batucava em tudo quanto é lugar. Tudo que fosse possível, sempre gostei de música e hoje tenho a oportunidade de fazer aula de violão e teclado. E, por morar no Rio de Janeiro, sempre tive contato com funk”, explica. “Com uns 15 anos, inventei de tentar produzir um funk, e fui gostando do ritmo, conhecendo os detalhes, etc..”, disse o MC, durante um papo no estúdio da KondZilla Records.

No entanto, há oito anos, seu pai foi transferido de cidade por conta do emprego. Com isso, sua família se mudou para São Paulo, para região de Interlagos. E o que inicialmente seria só um novo lugar pra morar, acabou sendo uma mudança geral na vida de Lucas. O que antes, quando ainda morava no Rio de Janeiro, era só uma brincadeira, acabou ficando algo sério em São Paulo.

Trocando ideia com outros MCs, como no caso do MC MM e do MC WM, ouvimos histórias que explicam o quão fundamental é você ter o foco na música, mas não deixar as outras coisas de lado. Coxta – que ganhou esse apelido dos amigos paulistanos por conta do sotaque – nunca parou de pensar em música, mas teve que ralar para poder viver dela.

“Quando me mudei para São Paulo, fui trabalhar em uma farmácia e meio que deixei a música um pouco de lado, foquei mais no trampo e nos estudos”, diz o MC, que está cursando a faculdade de Marketing.

26-set-02

Mas a paixão pela música acabou falando mais alto – e o talento também. Desde os tempos no Rio de Janeiro, Coxta tinha alguns equipamentos de gravação e produção musical, que em São Paulo meio que ficaram de canto por um tempo. Somente há uns três anos, o cantor-produtor decidiu montar um home studio em casa.

“Não divulgo esse meu trabalho de produtor, na verdade esse home studio era mais para os meus trampos mesmo, e um amigo ou outro mais íntimo, que daí eu trabalhava quase que em conjunto”, explica.

E foi assim, quase que despretensiosamente, que o MC chamou a atenção do mundo do funk com a música “Tugudum“, que já tem mais de 13 milhões de visualizações no YouTube e foi o trabalho que mudou a sua vida.

O cantor explica que mal acreditou em todo o sucesso que a música fez, e atribui parte desse estouro à galera da internet, que criou um “desafio” pra música, com a mulherada dançando, gravando e colocando os vídeos nas redes sociais.

“Depois de ‘Tugudum’, minha carreira deslanchou, consegui um empresário e passei a viver de funk mesmo. E essa música mostra bem o cantor que eu sou, gosto dessa pegada dançante e tal. O pessoal abraçou a ideia, tanto que a música estourou também por conta dos vídeos que a galera gravou”, conta. Coxta faz questão de deixar claro que músicas com muitos palavrões não é a dele, o negócio dele é dança e canções alegres.

Mesmo com 23 anos, Lucas já tem cabeça de gente grande e ideias de quem sabe exatamente o que quer. Em pouco tempo, ele conseguiu conquistar seu espaço nessa roda gigante do funk, e como o ele mesmo deu o papo: “Tudo tem seu tempo. Uma hora dá certo”.

Sabendo bem o que quer, Coxta vai trilhando o caminho do sucesso com calma, sem se atropelar. O que serve de lição pra muita gente que tá buscando realizar seu sonho.

Acompanhe o cantor pelas redes: Facebook // Instagram.

Comentários