MC Menor da VG, direto da Vila Gustavo e com mais de 10 anos de história no funk

Música 2017/04/28

*Foto: Daniel Alves – KondZilla

Direto da Zona Norte de São Paulo, reduto do ‘funk putaria’, o Portal KondZilla fala hoje sobre a trajetória do moleque prodígio da Vila Gustavo: Renato Lima Rodrigues, 24, o Menor da VG. Junto com MC Livinho, MC Pedrinho, DJ Perera, e outros mais, Menor da VG foi um dos funkeiros que ajudaram na popularização do ritmo em São Paulo, com muita ousadia, tanto nas letras quanto nas produções. Mas você sabia que o MC já foi um monstro no funk consciente? Saca só:


MC Menor da VG – Intensidade

O MC Menor da VG começou no funk aos 13 anos, escrevendo músicas com uma levada mais consciente, vertente que estava em alta na época. O funk ainda engatinhava na capital paulista, mas já fazia sucesso na Baixada Santista, e na virada da década, Menor começava a dar as caras.


MC Menor da VG – Moleque Sinistro

As periferias de São Paulo, antes reduto quase que exclusivo do rap, começavam a abrir as portas para o funk – mais especificamente, o funk ostentação. Mas o Menor da VG continuava se aventurando em letras falando sobre a realidade da quebrada, ao invés de venerar carros, roupas, jóias e mulheres.


MC Menor da VG – Na Perereca

E foi nessa época, em meados de 2014, que São Paulo conhecia a putaria. Com batidas mais envolventes e letras ousadas, novos MCs começavam a fazer sucesso nos fluxos de quebrada. Dentre eles, o MC Menor da VG, que acertou na música “Na Perereca”.


MC Menor da VG e MC Pedrinho – Vem Piriquita

Boa parte dos MCs e produtores que entraram de cabeça na putaria vinham da Zona Norte, e tinham – ou ainda têm – uma amizade muito forte entre eles, com diversas músicas em conjunto. Naquele momento, collabs tinham grandes chances de virar hit. E O dueto Pedrinho e Menor da VG deu bom, e não foi em apenas uma música – vide ‘Papel do Mal‘, música com pegada consciente.


MC Menor da VG – Só Para as Meninas

Nessa época, os videoclipes já eram uma marca registrada no funk de São Paulo. E os trabalhos da produtora com o Menor da VG sempre foram estouro na certa, podia ser webclipe ou uma super produção. Em “Só Para as Meninas”, um formato inusitado misturou imagens que pareciam ser de celular, com imagens de drone e uma diversão gostosa na praia, com vôlei e quadriciclos. De certa forma, uma putaria com menos putaria.


MC Menor da VG – Fogo na Inveja

Mesmo com o nome já consagrado na putaria, o cantor nunca esqueceu a raiz do funk consciente e continuou compondo canções nessa pegada. Inclusive, uma das suas músicas, “Fogo na Inveja”, que foi lançada em 2013 ganhou uma repaginação em 2015, com mais força e videoclipe, contando com a participação do MC Davi.


MC Menor da VG Part. Dom Tarifi – Cheque Vai, Cheque Vem

Atento às tendências do mercado musical, VG é um cara de mente aberta. Talentoso e com “dom” para escrever letras de funk consciente, ele se juntou com o rapper Dom Tarifi para fazer a música “Cheque Vai, Cheque Vem”. É o rap com funk, mané!


MC Menor da VG – Te Conheço de Antes

Hoje, o MC Menor da VG é um dos cantores mais respeitados entre os MCs e suas músicas são sucesso tanto em bailes de elite, quanto em fluxos. Com mais de 10 anos no cenário do funk, Renato é referência para os mais novos.

Acompanhe mais do trabalho do Menor da VG pelas redes sociais: Facebook // Instagram

Comentários