MC Ruzika mantém vivo o consciente em “Saindo do Gueto”

Matérias 2 semanas atrás

*Todas as fotos por Léo Caldas // Portal KondZilla

Se você digitar lá no Google o significado de música, vai dar de cara com a palavra entreter. O funk não foge a regra nessa missão, mas tem uma galera que também quer escutar uma mensagem mais daora, com um certo aprofundamento. Pra essa galera, existe MCs como o Ruzika, que é cantor e compositor, responsável por sucessos como “Vagando no Jardim“, “Sente o Drama” e “Merecedor“, lança nesta terça-feira, 8 de maio, o videoclipe da música “Saindo do Gueto” no Canal KondZilla.

“Faço questão de compor todas as minhas letras, do começo ao fim. Não tem uma palavrinha que alguém coloca”, explica o cantor, num rápido bate-papo com o Portal KondZilla antes das gravações do seu mais novo trampo. Mas nenhuma ajudinha, uma opinião alheia, Ruzika? “Pra falar a verdade, não gosto não (risos). Prefiro fazer tudo sozinho mesmo”.

mcruzika2

O funk chegou em São Paulo – mais exatamente na Baixada Santista – de “mãos dadas” com o rap. Só o que pegava lá no começo dos anos 2000 eram as músicas conscientes e proibidões. De lá, surgiu uma das principais inspirações para Ruzika, o MC Felipe Boladão. O MC paulistano é conhecido por suas letras conscientes e admite que não sabe bem o porquê dessa marca.

“É muito legal ser reconhecido por essa parada, foi algo que nunca imaginei. Pra te falar a verdade, nem sei muito bem porquê essa parada acabou pegando. No começo, eu não gostava das minhas letras, acredita?! Agora é diferente, acho que com o tempo fui melhorando. Hoje tá legal, tá bem melhor. Composição também acabou virando minha paixão”.

mcruzika3

Pela carreira, Ruzika acumula composições de todos os sentidos. Inclusive, a primeira música que o fez acreditar que o funk ia ser sua vida (segundo palavras do MC) se chama “Os Verdadeiros Mais Mais“, que tem uma pegada ostentação e teve até videoclipe com a direção do KondZilla. Essa versatilidade faz com que ele seja citado até por grandes compositores da música, como o carioca Praga.

Sobre seu mais novo trabalho, “Saindo do Gueto”, o MC conta que isso é um relato de vida de muitos brasileiros. “É sobre mais um favelado que venceu na vida, um trabalhador brasileiro nato, que estamos acostumados”. O videoclipe, que tem a direção Felipe Schimidt, retrata bem esse progresso, com duas realidades bem diferentes entre o antes da fama e a vida de sucesso.

Nos dias de hojes, MCs como Ruzika são uma exceção. O cantor faz questão que suas letras passem uma mensagem clara, o entretenimento acaba ficando em segundo plano em alguns casos. Pra molecada que sonha em seguir caminhos parecidos, ele resume. “Tem que estudar. Não adianta pensar que já sabe, porque você vai morrer estudando e nunca vai saber tudo”.

mcruzika

Acompanhe o MC Ruzika pelas redes sociais:
Facebook // Instagram // Twitter

Comentários