Novembro Azul adverte: o homem também deve cuidar da saúde

Saúde 2 semanas atrás

Uma pergunta para os homens: quando foi a última vez que você foi a médico? Pois é, na correria do dia a dia a gente acaba esquecendo de verificar se está tudo em ordem com o nosso corpo, mas é preciso ficar atento. “Com saúde, o resto nóis [sic] conquista”, diria o sábio. Pensando no cuidado da saúde do homem e nos malefícios do câncer de próstata, novembro é conhecido como o “Novembro Azul”. Hoje, o Portal KondZilla explica melhor de onde surgiu essa ideia de novembro azul e como essa campanha reflete a importância do cuidado do homem com a sua saúde.

Idealizado na Austrália, no ano de 1999, a campanha foi batizada como “Movember” – uma mistura das palavras inglesas moustache (bigode) e november (Novembro). Criado por um grupo de amigos, a ideia inicial era “deixar o bigode, durante todo o mês de novembro, para alertar os homens com relação a prevenção de doenças, principalmente o câncer de próstata, e cuidado com a saúde”.

fb-og-imageFoto: Divulgação / Movember Foundation

A campanha chegou no Brasil em 2008, por meio do “Instituto Lado a Lado pela Vida“, que passou a promover campanhas durante todo o mês de novembro, focando nos cuidados necessários para prevenção do câncer de próstata. Desde então, você deve ter visto banners, outdoors, faixas e outros objetos com a fita azul, fazendo alusão a campanha.

Segundo dados do próprio “Instituto Lado a Lado pela Vida”, na campanha de 2015, por exemplo, as ações pelo país atingiram mais de 80 milhões de pessoas – sendo que o Brasil conta com cerca de 98 milhões de habitantes homens, segundo a última pesquisa do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

planaltoFoto: Secretaria de Comunicação da Presidência da República

É sempre bom lembrar que o Novembro Azul é voltado não apenas para o câncer de próstata, mas para o cuidado do homem com sua saúde de um modo geral. Por conta de uma cultura onde o homem se distancia das consultas médicas conforme fica mais velho, a campanha é fundamental para conscientizar essa população de que sem um cuidado, não há prevenção.

“Nosso movimento, agora, é permanente e contempla a saúde integral do homem. Dessa maneira, vamos mobilizar a população masculina e seus responsáveis diretos, no caso das crianças e adolescentes, para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida”, explica o site do “Instituto Lado Lado pela Vida”. O site em questão, inclusive, oferece uma lista de doenças para ficarmos de olho conforme nossas fases de vida, desde a infância até a terceira idade.

novembro_Foto: Reprodução // Instituto Lado a Lado pela Vida

Semelhante ao Outubro Rosa, o Novembro Azul tem números que chegam a impressionar. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata, principal “alvo” do Novembro Azul, é o segundo câncer que mais atinge o homem brasileiro, sendo mais de 60 mil casos, segundo a última contagem de 2016.

As campanhas temáticas relacionadas a um mês do ano e uma cor, servem para conscientizar a população com relação a uma doença. O Novembro Azul vai além e tenta conscientizar toda a população masculina sobre a importância de cuidar de si, da sua saúde. Então, rapaziada, sem mimimi e bora tomar cuidado do corpo e da mente!

Leia também:
Se liga no papo: Outubro Rosa é importante sim!

Comentários