O MC Maromba é o MC que você mais respeita e se diverte

Música 2017/08/18

“Automaticamente, quando ela escuta”, geral já lembra do Maromba. O MC carioca que se encontrou no funk de São Paulo, é figurinha carimbada nos vídeos da KondZilla. Ou melhor, era. Se um dia seu sonho foi ser um MC famoso, hoje, podemos dizer que esse sonho já está divido entre a música e a figuração em clipes. O que poucos sabem, é que antes disso, Maromba já estourou outros sucessos e tinha um perfil humorado nas suas músicas. Confira a trajetória desse MC no Portal KondZilla. Ele que, acredite se quiser, já foi um marombado.

Adolfo “Maromba” França, 28, é um MC carioca metido a humorista. No seu currículo, o MC tem diversas músicas e alguns sucessos estourados. É difícil dizer se a música “Lindo de Bonito”,  lançada lá em 2012, foi um sucesso, mas ainda assim alcançou a marca de 1 milhão de visualizações. Talvez, esse tenha sido o marco zero da carreira do Maromba, porque antes disso é raro encontrar outra música do MC quando ele era adolescente e cantava no “Bonde do Puro Suco” – momento que descobriu que gostaria de ser MC.

Adolfo cursou cinema e projetou um TCC sobre a cultura do funk na comunidade em que mora, BonSucesso. Também é o compositor das suas músicas e é muito perspicaz ao escrever suas letras que misturam sacanagem e humor. O cantor acaba colocando todo o seu conhecimento de mercado musical no personagem que criou.

Além disso, ele também é o diretor dos seus vídeos, que sempre puxam para o humor escrachado. Chega a ser exagerado o humor que ele atraí para o seu trabalho. E se é bom ou é ruim, isso fica a mercê de cada um. O importante é que ele conseguiu chamar a atenção de diversos públicos e estourou com a música “Quem é o teu Homem”.

É verdade que ele nem sempre acerta nas suas brincadeiras. Nesta tentativa de promover um viral, a piada ficou tão forçada que só vale ver o vídeo para dar umas risadas. Se você estiver de MUITO bom humor, é claro.

Mas de volta ao trabalho do rapaz, enquanto estava estabelecido no Rio de Janeiro, Maromba produzia suas músicas inspiradas no tamborzão e elementos da música brasileira. Cuíca, tamborim e pandeiro eram elementos que Maromba gostava de incluir nas suas músicas – as quais ele acompanhava as produções de perto.

Ainda na fase misturando humor e funk, Maromba e o parceiro MC R1 fizeram um vídeo em homenagem ao cantor Ney Matogrosso. Junto das suas tradicionais e características modelos tamanho GG. “Joga o BumBum” tinha tudo para ser o sucesso do verão de 2014. Mas não foi, e o material serviu apenas de portfólio para o MC.

Maromba sempre foi independente, no sentido de que nunca se juntou a nenhuma produtora ou teve algum agente/empresário que custeasse sua carreira. Videoclipe, produção musical, equipamento de filmagem, dançarino e todo o material que ele produzia, saia direto do seu bolso. E com quase dois anos desde o seu último sucesso, que foi “Quem é o teu Homem”, Adolfo começou a se frustrar com o ramo musical. Sua cartada final foi uma tentativa de emplacar uma música para a Copa, o que não vingou.

Somado todos esses problemas, o MC deu um tempo na sua carreira e se dedicou ao sonho de criança de ser fisiculturista. O apelido “Maromba”, surgiu quando tinha 13 anos e começou a frequentar a academia do bairro. Todo dia no trajeto, o pessoal do bar falava “ADOLFO-MAROMBA”, e o apelido ficou. Em um momento em que precisava de confiança, acreditou e correu atrás do seu sonho.

11326067_617178555051607_2062793428_n
Maromba Antes e Depois.

Recuperado e com a auto-estima lá em cima, Adolfo documentou todo esse momento de marombado no seriado “Impossível você ser”. Depois de organizar sua vida, ele estava pronto para voltar ao mercado do funk, e lançou algumas músicas até emplacar “Automaticamente”, com o parceiro MC Leléto. O videoclipe já ultrapassou a marca de 50 milhões de visualizações e tocou em todo canto.

Adolfo França deixou o humor escrachado de lado, mas ainda reproduz o papel do personagem humorístico que criou para o MC Maromba. Sempre divertido, com um sorriso no rosto e essa barba hipster.

Acompanhe o MC Maromba pelas redes: Facebook // Instagram // Youtube

Comentários