Cinco músicas para dar uma ideia do que é sample

PlayList 19/07/2018

Já mostramos aqui a importância e a história do sample no mundo da música. Para você entender melhor dessa cultura, o Portal KondZilla separou cinco músicas que utilizaram samples brasileiros e que vão te trazer aquela sensação de: putz, já ouvi isso antes em algum outro lugar. Ah, e se lembrar de mais trampos já sabe, né? Deixa sua dica também lá nos comentários.

#Public Enemy – Don’t Believe The Hype

Pra começar do começo, vamos voltar a um passado mais distante. A arte do sample se tornou gigante muito graças a cultura hip-hop. Um dos maiores grupos de rap, o Public Enemy foi fundamental para o estabelecimento dessa onda. Um dos seus maiores sucessos, “Don’t Belive The Hype” traz um sample de um mito do funk music, James Brown, com “I Got Ants In My Pants”.

#G-Unit – Let It Go

Chegando nos dias mais atuais, temos o grupo G-Unit, que tem entre seus integrantes o rapper 50 Cent. Logo na introdução da música música “Let It Go” o grupo usa um trecho da música “Preciso me Encontrar”, do sambista Cartola, um belo de um intercâmbio cultural e musical.

#Racionais MCs – Diário de Um Detento

No Brasil, um dos maiores grupos de rap do país, o Racionais MCs tem uma cartela enorme de sample utilizados nas suas músicas. Um dos mais marcantes é o sample utilizado na música “Homem na Estrada”, com a música “Ela Partiu”, do Tim Maia. Aliás, pra quem não sabe, o Tim Maia é o “responsável” pelo nome dos Racionais MCs. O cantor carioca tem um disco com o nome “Racional“, e foi daí que surgiu a inspiração para o nome do grupo paulistano.

#Bonde do Tigrão – Cerol na Mão

Agora, indo pra funk, essa coisa de samplear pode ter se tornado mais popular agora, mais já existe na cena há um tempo. Quem não lembra do Bonde do Tigrão, estourados lá no começo dos anos 2000?! Um dos seus principais sucessos, “Cerol na Mão” sampleou a música “Headhunter“, de um grupo de música eletrônica da Bélgica chamado Front 242. Loucura, né?

#Bonde R300 – Oh Nanana

Avançando um pouco no tempo, mas continuando falando de funk e de um bonde, chegamos na música “Oh Nanana”, do Bonde R300. O sample usado nessa música foi tirado de um hit do rapper americano 2Chainz, “Watch Out”. Sinceramente, acho que os brasileiros tiraram um proveito melhor desse beat. Na verdade, acho que não foi só eu não, já que a música bateu a marca de 100 milhões de visualizações no Canal KondZilla!

Acompanhe o KondZilla pelas redes sociais:
Facebook // Instagram // Twitter // YouTube

Leia também:
Explicando em detalhes: o que é Sample
Explicando em detalhes: o que é Cypher

Comentários