Conheça 5 plataformas pra te ajudar nesta eleição

Tecnologia 01/10/2018

No próximo domingo, 7 de outubro, os brasileiros escolherão o próximo presidente da República, além de governadores, senadores e deputados federais e estaduais. As últimas pesquisas eleitorais indicam que quase 10% da população ainda está na dúvida em quem votar. E você? Já escolheu seu candidato? Para te ajudar nessa missão, o Portal KondZilla separou alguns sites e aplicativos que podem te auxiliar a escolher seus candidatos na eleição.

A informação é uma ferramenta fundamental nas eleições. Quanto mais você souber do seu candidato mais poderá cobrar promessas e compromissos que ele firmou durante a campanha. Com uma campanha tão polarizada quanto a desse ano, a impressão que dá é que temos poucas opções, restando escolher entre X ou Y. Porém, a situação não é bem essa. Só pra presidente (onde apenas um escolhido ocupará a cadeira) são 13 opções no total. Então pesquise bem e escolha com calma. Se liga nessas cinco opções que vão te ajudar a peneirar melhor seu voto:

#VotaSP
Uma das vagas mais concorridas é para deputado federal, ainda mais se tratando de um sistema que tem um famoso quociente eleitoral, onde não necessariamente o candidato com mais votos é eleito. No #Vota SP, o eleitor vai responder cerca de 40 perguntas dos mais variados temas. No melhor estilo “app de relacionamento”, o site vai te apresentar o candidato que mais se aproxima do seu pensamento – aquele match eleitoral.

#Que presidenciável sou eu?
Numa pegada mais descontraída, a revista VEJA fez um quizz on-line que, de certa forma, se assemelha baste ao #VotaSP. Porém, a comparação das ideias é feita com os 13 presenciáveis. Nesse caso, são menos perguntas – 20, no total -, porém mais específicas. É sempre bom reforçar que essas plataformas de “match eleitoral” tem a função de mostrar qual candidato combina mais com as suas ideias, excluindo então possíveis divergências no discurso do candidato, se ele responde a algum processo ou algum detalhe maior.

#Tem Meu Voto
Mas não é só pra presidente que temos esses quizzes. O app é um dos mais abrangentes disponíveis. Nos mesmos modelos dos outros dois aplicativos já mencionados, o “Tem Meu Voto” te dá a chance de conferir se suas ideias batem com o pensamento de deputados e senadores do seu estado. No total, você responde a sete perguntas “fundamentais” e, ao final delas, recebe o dado de quem é o candidato que mais se aproxima dos seus ideais.

#Ranking dos Políticos
Essa é uma das plataformas mais conhecidas do Brasil. É importante destacar que o ranking feito pelo site contém critérios subjetivos, mas você pode fazer o seu próprio ranking, adotando o seus critérios. Uma das grandes vantagens dessa ferramenta e a facilidade no uso e a gama de informações para os deputados federais e senadores que compõe o Congresso Nacional, pois no site você consegue checar a quais processos o deputado ou senador que você quer saber responde, como ele votou nos debates das casas, etc.

#Politize
Pra quem tá meio por fora de tudo e todos, mas quer começar pelo começo, entendendo todo o processo, talvez o Politize seja sua melhor opção. Uma espécie de “Wikipédia” sobre política, o site te apresenta uma explicação passo-a-passo de como é o sistema político e eleitoral do Brasil. Interativo, ele apresenta explicações dos mais variados temas, desde salário maternidade até o processo de privatizações.

Acompanhe a KondZilla pelas redes sociais:
Facebook // Instagram // Twitter // YouTube

Leia também:
Explicando em detalhes: Eleições 2018

Comentários