Evento Felizs reúne cultura na periferia de SP

Matérias 06/09/2018

Foto por: Reprodução // Facebook

A cada dia que passa mais eventos culturais ganham corpo nas periferias de São Paulo e a Feira Literária da Zona Sul (Felizs) é um bom exemplo disso. Além de ser de periferia, foca em retornar os conhecimentos e vivências para a própria periferia. A Felizs chega a sua 4ª edição trazendo muita cultura e informação através dos livros, com direito a lançamento do primeiro livro do rapper Emicida. O Portal Kondzilla te conta um pouco mais sobre o evento e o que irá rolar.


Foto por: Reprodução // Facebook

A Felizs é uma iniciativa de produtores culturais e artistas que fazem parte do Sarau do Binho, um dos movimentos artísticos precursores da cultura dos saraus na zona sul da cidade. O crescimentos dos saraus nas quebradas de São Paulo é algo evidente, muito por conta da informação ter chegado onde antes havia uma barreira. Hoje os jovens da quebrada têm mais acesso a versos poéticos e rimas por conta da internet, tirando assim aquele preconceito de que sarau é coisa de velho ou de gente rica. Os slams são bons exemplos. Presente nos quatros lados da cidade e unindo todos eixos ao Centro, esses eventos reúnem jovens soltando seus versos num microfone, algo bem parecido com as batalhas de rap. Vídeos de slams viralizaram bastante nas redes sociais em 2017.


Foto por: Reprodução // Facebook

A Feira Literária da Zona Sul sempre rola no mês de setembro, com com uma pegada de ocupação e resistência, focando em levar cultura e diversidade para quebradas da zona sul. Nesse ano, Campo Limpo, como sempre, é a sede da parada, além do Capão Redondo, Jardim São Luís e Jardim ngela, que também receberão eventos. Na programação tem conversas literárias, intervenções poéticas, saraus e ações de formação e incentivo a escrita e leitura.

O Sarau do Binho abre a quarta edição da Feira Literatura da Zona Sul na noite de segunda-feira (10), às 20h, e outros grandes nomes estarão presentes durante os 12 dias de evento. Um deles é Emicida, que lançará seu livro infantil intitulado “Amoras” com ilustrações de Aldo Fabrini, o bate papo com o lançamento vai rolar no Sesc Campo Limpo no dia 12 às 19:30h. TamBém passarão pela Felizs: o escritor e produtor cultural Michel Yakini, a poetisa Thata Alves, arte-educadora Giselda Perê e a diretora do Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) do Campo Limpo Eda Luiz.


Foto por: Reprodução // Facebook

Então se liga na agenda do evento e separa um tempinho pra aproveitar. E sem desculpas, porque serão 12 dias de programação recheada de temas interessantes, para todas as idades. Vai ter risada, choro, assuntos mais sérios para se refletir e a única certeza é que todo conteúdo será de qualidade.

Acompanhe a Felizs pelas redes sociais:
Facebook // Instagram

Acompanhe a KondZilla pelas redes sociais:
Facebook // Instagram // Twitter // YouTube

Leia também:
Sérgio Vaz fala sobre música, juventude e periferia
Congresso de escritores debate literatura original da periferia

Comentários