Festivarte Ermelino é cultura na Zona Leste de SP

Notícias 21/09/2018

Um debate que sempre está em pauta é a falta de eventos culturais nas quebradas Brasil a dentro. Pensando em resolver esse problema, o curso “Criando Criadores” tá aí – já falamos desse projeto no Portal KondZilla. Nesse domingo, 23 de outubro, rola o Festivarte Ermelino, evento organizado pelos formandos e que contempla teatro, saraus, slams, hip-hop, entre outras coisas. Fica ligado nos detalhes.

A Mostra Cultural Festivarte Ermelino, evento que tem como iniciativa “contemplar a ocupação do espaço público como forma de garantir acesso à cultura produzida pelos artistas, coletivos e agentes culturais atuantes nas periferias”, é uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do “Criando Criadores”, que nada mais é que um curso de formação técnica em produção cultural. No total, 40 produtores da Zona Leste de São Paulo se formaram.

Amanda Ferreira Gomes, produtora executiva do evento, explicou a importância do curso. “Os participantes do curso já possuem uma atuação importante na produção cultural da periferia. A partir da participação no curso Criando Criadores, eles têm a oportunidade de colocar em prática esse aprendizado num evento real e aberto aos moradores do território, fator que aumenta a responsabilidade deles, além de valorizar o seu conhecimento adquirido ao longo do curso”.

Em 2017, o Portal KondZilla colou no evento, também realizado em Ermelino Matarazzo e que contou com artistas com Rincon Sapiência e MC Sophia. Neste ano de 2018, o evento acontecerá no domingo, 23 de setembro, na praça Benedito Ramos Rodrigues, das 13h às 18h, com entrada gratuita e aberto ao público em geral, e presença de artistas como Drik Barbosa e Sombra, além de DJs, o grupo Forró das Minas e o sarau do coletivo “Alcova“.

Foram investidos cerca de R$60 mil na mostra, sendo que esse aporte financeiro surgiu pela parceria com a consultoria com foco em investimento social Cingulado, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a ArcelorMittal, que patrocina o projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Quer conferir a programação completa? É só acessar esse link aqui. Então já sabe, já separa um tempinho na agenda e bora incentivar a cultura das periferias, porque é a partir desses eventos que os artistas crescem.

Acompanhe a KondZilla pelas rede sociais:
Facebook // Instagram // Twitter // YouTube

Comentários