Horário de verão começa só no dia 4 de novembro

Tecnologia 4 semanas atrás

O horário de verão é motivo de polêmico por aqui: tem uma galera que gosta e uma galera que não curte muito. Em 2018, essa mudança do nosso cotidiano gerou ainda mais polêmica, com mudanças na data de início e até uns celulares mudando o horário antes do começar oficialmente o horário de verão. O Portal KondZilla vai te deixar a par do que aconteceu e te ajudar a se programar pra essa novidade, saca só.

Anote na agenda: o horário de verão no Brasil começará dia 4 de novembro, num domingo, em todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). Com isso, se você mora nessas regiões terá que adiantar seus relógios em uma hora.

Tradicionalmente, o horário de verão começa à meia-noite do terceiro domingo de outubro. Ainda no final do ano passado, o presidente Michel Temer já tinha anunciado que mudaria o início da alteração do horário para 4 de novembro, para não atrapalhar o segundo turno das eleições, que acontece no dia 28 de outubro. No entanto, houve uma falha técnica e alguns celulares mantiveram a atualização para o terceiro domingo de outubro – no caso, dia 21.


Não meta o louco e ajuste seus relógios – Foto: Renato Araújo // Agência Brasil

Ou seja, agora o horário de verão começa no dia 04 de novembro e termina no dia 16 de fevereiro de 2019, às 23h59. Com isso, se você for fazer o ENEM nos dias 4 e 11 de novembro, fique atento com o horário de verão. Inicialmente, o governo tinha adiado o início do horário de verão para 18 de novembro, mas recuou e manteve para o dia 4.

A grande intenção do governo com essa medida é a economia de energia, já que aproveitamos mais a luz do dia. Segundo dados oficiais, nos últimos 10 anos a medida ajudou na redução de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo. Então, mesmo que você não curta o horário de verão por conta da mudança no relógio biológico, pense o seguinte: há males que vem para o bem.

Acompanhe a KondZilla pelas redes sociais:
Facebook // Instagram /// Twitter // YouTube

Autor:
Redação

Comentários