HQ apresenta o universo do Futebol Feminino de Várzea

Esporte 2 semanas atrás

Foto por: Divulgação // Agência Mural

O futebol de várzea é um patrimônio sagrado das periferias brasileiras, um reduto do futebol raíz e muitos dos nossos craques nascem lá. No entanto, esse espaço ainda não está de braços abertos às mulheres. Pensando nessa realidade, a Agência Mural lançou uma reportagem da jornalista Priscila Pacheco feita em HQ, com produção do também jornalista e quadrinista Alexandre de Maio, que será lançada nesta quinta-feira, 6 de dezembro, na Comic Con Experience (CCXP). O Portal KondZilla te dá mais detalhes desse trampo, saca só.

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias se define como uma “agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo” e conta com correspondentes nos quatro cantos da cidade. Sobre o projeto “Minas da Várzea“, conversamos com a jornalista para saber como surgiu a ideia e como o projeto tomou forma.

“Eu não tinha nenhuma relação com várzea ou futebol, pra falar a verdade. Meu interesse surgiu ano passado, muito pela curiosidade e por retratar a conquista desse espaço, que era majoritariamente masculino”, explica Priscila Pacheco. “A pauta tinha ficado meio na gaveta, até que o Alexandre de Maio sugeriu à Agência Mural uma parceria para uma reportagem em HQ e sugeri essa pauta, que acabou rolando. Acho que esse é um formato interessante para o jornalismo, o HQ ajuda num olhar diferenciado, instiga a reflexão do leitor. Gostei bastante do resultado final”.

Para produzir o “Minas da Várzea”, a jornalista foi até Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, para ouvir histórias de jogadoras que driblam as dificuldades dentro e fora de campo. O que mais chamou a atenção dela foi a união das minas para fazer a parada acontecer, independente de qualquer problema.

View this post on Instagram

Você sabia que existe diversos times de futebol feminino nas periferias de São Paulo? Conheça algumas histórias no livro "Minas da Várea". Clique no link que está na bio.

A post shared by Agência Mural (@agenciamural) on

“O que une todas as mulheres que falei é o amor pelo futebol e o que mais me chamou a atenção foi o quão solidárias elas são uma com as outras. O machismo ainda é muito forte no ambiente da várzea, e os times femininos têm que resistir a isso. Um dos exemplos disso é que as mulheres têm menos tempo para jogar, por exemplo”.

O lançamento oficial do HQ acontece nesta quinta-feira, 6 de dezembro, no CCXP, um dos maiores eventos de entretenimento e juventude do país e do mundo. Quem quiser adquirir o livro, é só entrar no site da Agência Mural.

Acompanhe a Agência Mural pelas redes sociais:
Twitter // Instagram // Site

Comentários