Novembro azul e o cuidado com a saúde masculina

Saúde 3 semanas atrás

Você já reparou que cada mês tem um cor? Já passamos pelo Setembro Amarelo, ressaltando a importância da saúde mental, passamos pelo Outubro Rosa, alertando sobre o câncer de mama e também da saúde feminina, e agora chegamos no Novembro Azul, campanha destinada a alertar sobre o câncer de próstata nos homens. A campanha alerta também para os cuidados básicos da saúde masculina. Você se lembra quando foi ao consultório médico pela última vez? O Portal KondZilla vai te passar a visão desse assunto.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge a população masculina. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), em 2018 a estimativa é de que apareçam 68 mil casos de câncer, destes, pelo menos 13 mil podem falecer por conta da doença. Por isso a prevenção é importante.

A probabilidade de cura é de 90% e quanto antes for descoberto, aumenta mais as taxas para tratá-lo. O medo dos homens é o exame do toque, um preconceito besta pro ano que vivemos. Entretanto, caso te incomode o teste, existe o exame de sangue que tem a mesma precisão para descobrir o câncer. Em outras palavras, não tem mais desculpa pra não fazer o exame.

Além do câncer de próstata, a campanha do Novembro Azul enaltece o cuidado com a saúde. Aqueles velhos hábitos que são simples e funcionam: praticar exercícios, evitar exagerar na bebida, parar com o cigarro, regular a alimentação e ter o hábito de ir no médico. Hoje em dia, a medicina avançou muito nos tratamentos, principalmente quando se descobre a doença cedo. Existe um número de que 60% dos homens só vão ao médico quando a doença esta em estágio avançado, e aí o tratamento fica mais complicado.

O corpo fala e ficar atento aos sinais é importante para manter uma saúde em dia. Precisamos ficar ligados com todas as saúdes do corpo, como saúde mental (setembro amarelo) e física (novembro azul). Tomando um pouco de cuidado, você consegue levar uma vida melhor e prosperar na longevidade.

Não é a primeira vez que falamos do assunto e também não será a ultima. Cuidar da saúde é importante, portanto, leve a mensagem pros seus colegas e deixa de besteira. Vá ao médico e se previna. Novembro azul é uma campanha mundial para alertar os homens da importância de cuidar da saúde.

Leia também:
Fotos do Outubro Rosa
A saúde mental dos artistas
Um papo com uma psicóloga sobre saúde mental
Novembro Azul adverte: o homem também deve cuidar da saúde

Comentários