Prestenção nesses hits mineiros

PlayList 06/09/2018

Desde o sucesso do Delano, em 2015, o funk mineiro vive um processo de reinvenção. Antes conhecida pelas letras da linha consciente e pelos sons nostálgicos do freestyle, a cena pavimentou um caminho musical novo e muito particular. Além de investirem em letras com sensualidade fina e irônica, os MCs estão cada vez mais afinados em suas parcerias com os DJs locais e criam uma sonoridade mais lenta e espacial — muito diferente do que acontece com o funk nas demais capitais. O movimento também vem se organizando politicamente, conta com produtoras locais de clipes e os MCs (que já são celebridades locais) estão expandindo suas carreiras. É questão de tempo até um som de Belo Horizonte explodir nacionalmente. Até lá, o Portal Kondzilla coloca você por dentro com esta lista de hits do funk mineiro.

#MC Kaio – Bota Tudo Nela (DJs TG e João da Inestan)

Kaio fez barulho no ano passado com “Da Maconha Eu Não Largo”, mas “Bota Tudo Nela” foi o som que consolidou de vez o “voz de ouro”. Seu vocal lento e manhoso, cheio de marra e com toques de R&B podem remeter aos sons do MC Livinho, mas o som tem personalidade própria com o violão desenhando uma melodia sensual. O beat também traz uma das assinaturas sonoras do funk mineiro: a mistura um monte de tambores diferentes.

#MC Rick – Cobiçadas do Twitter (DJs PH da Serra e TG da Inestan)

Rick é um dos maiores astros da cena mineira. Seu primeiro hit foi “Sarrou, Gostou”, produzida pelo Delano em 2015. Desde então o MC vem metendo um sucesso atrás do outro, sempre na onda da ousadia. “Cobiçadas do Twitter” é sua última bomba. Na letra, Rick parece responder àqueles que enchiam o YouTube com comentários preconceituosos contra o funk e a periferia (lembra da expressão “maldita inclusão digital”?). E deixa um papo reto: “Rick não é bandido, Rick é artista”.

#MC L da Vinte e MC Gury – Parado no Bailão (DJ Swat e DLN Studio )

O MC L da Vinte (autor da viciante “Nós é Bandido Vida Loka”) se uniu ao MC Gury nessa música que une o estilo mineiro (o ponto minimalista e espacial típico do DJ Swat) e o paulista (o beat seco e estrondoso popularizado pelo MC Hollywood). É o som perfeito para fazer as janelas vibrarem com o grave lá no alto.

#MC Vitin LC – Que Que Isso Que Tá Acontecendo Comigo (DJs TG da Inestan, João da Inestan, Stay e PH da Serra)

O MC Vitin LC é um cara recente e se firmou com “Que Que Isso Que Tá Acontecendo Comigo”. A música tem o beat maluco experimental da nova geração mineira, mas a voz do MC conduz o som para uma pegada mais pop e melódica, lembrando até a sonoridade do MC Lil.

#MC Frog – Emocionado, Emocionou (DJs Fiuza e PH da Serra)

O Frog é outro MC que ganhou destaque este ano, alavancado principalmente pela música “Emocionado, Emocionou”, que equilibra o beat seco e pesado dos produtores Fiuza e PH da Serra com a melodia de um violão. Aproveitando o momento, Frog acabou de soltar o clipe de “O Amor Venceu”, um trap funk acústico apaixonado.

Acompanhe a KondZilla pelas redes sociais:
Facebook // Instagram // Twitter // YouTube

Leia também:
Do baile da Vilarinho ao cavaco do Delano: uma história do funk mineiro
Relembre em 6 videoclipes o melhor do estilo “Funk Ostentação”

Comentários