“Sobrevivendo no Inferno”, do Racionais MCs, vira livro

Notícias 4 semanas atrás

A cultura é uma ferramenta de transformação social. Uma música pode mudar o cenário de uma cidade, um estado, um país. O álbum “Sobrevivendo no Inferno” (1997), do Racionais MCs, é um exemplo disso. Um dos clássicos do rap nacional, ele foi eleito como obra obrigatória do vestibular da Unicamp e agora virou livro. O Portal KondZilla apresenta agora os detalhes dessa história.

Lançado em 1997, “Sobrevivendo no Inferno” foi o quinto álbum de estúdio dos Racionais MCs, sendo um verdadeiro divisor de águas na carreira do grupo formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay. Aclamado pela crítica, ele vendeu mais de um milhão de cópias e ficou conhecido como um verdadeiro registro do que rolava nas periferias de São Paulo na violenta década dos anos 1990, com músicas como “Capítulo 4, Versículo 3“, “Mágico de OZ“, “Diário de um Detento“, “Fórmula Mágica da Paz” e “Periferia é Periferia“.

Mesmo com mais de 20 anos de história, o álbum continua bastante atual. Em lista publicada em 2007, a revista Rolling Stones, uma das publicações de música mais conceituadas do país, colocou a obra na posição 14 entre os 100 melhores álbuns da música brasileira. Em 2015, o então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, presenteou o Papa Francisco com o disco, durante uma visita ao Vaticano. Que moral, hein?! A última novidade envolvendo o álbum ficou por conta da Universidade de Campinas (Unicamp) que incluiu o álbum entre as 12 obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020.

Dessa vez, em parceria com a Companhia das Letras, as letras do álbum viraram livro. Em fase de pré-lançamento (o lançamento oficial está previsto para 31 de outubro), a obra tem além das letras, fotos inéditas, textos do rapper Criolo e do poeta Sérgio Vaz.

“Foi com Sobrevivendo no inferno que a juventude negra e periférica se formou. Por causa deste disco muita gente se graduou em autoestima e não entrou para a faculdade do crime”, disse o poeta.

Ritmo e poesia, é disso que o rap é formado. “Sobrevivendo no Inferno” é um dos maiores exemplos de como essa mistura pode ser impactante. Se você ficou curioso e já quer comprar o livro, corre porque a pré-venda online já tá comendo solta.

Acompanhe a KondZilla pelas redes sociais:
Facebook // Instagram // Twitter // YouTube

Leia também:
Sérgio Vaz fala sobre música, juventude e periferia
A nova geração de rap carioca

Comentários